DVDStyler é um aplicativo para a criação de menus de DVDs, com imagens, legendas e diversas opções para melhorar a qualidade dos discos criados por você mesmo.
Normalmente você grava seus vídeos em um DVD e eles não ganham nenhum toque final especial, como um menu personalizado, e acabam ficando um tanto quanto insossos. Agora isso não vai mais acontecer.
Menus, botões...
No DVDStyler você poderá criar e inserir botões e menus para incrementar os seus DVDs. Tanto no caso dos menus quanto dos botões, será possível configurar o seu comportamento, modifica cor e ação a ser realizada. Para os botões existem inúmeras funções, como tocar todos os vídeos, ir para o próximo, acessar menu de legendas, de áudio, de ângulos e de capítulos.
Criando
Com o DVDStyler, você está a três passos de criar o seu DVD completo! A primeira tarefa será selecionar os vídeos que farão parte de sua mídia. Para fazer isso é bastante simples, apenas encontre-os na aba “Navegador de arquivo” e arraste tudo o que desejar para a parte de baixo do programa, aonde ficarão os menus e as miniaturas dos vídeos escolhidos.
O segundo passo será escolher os menus. Você poderá criar somente um, o principal, mas pode inserir menu de legendas, de capítulos e de ângulos disponíveis, por exemplo. Se optar por todos estes, ao todo serão quatro. Você tem diversas opções prontas no programa, mas pode alterá-las sem nenhum problema.
Para isso, basta dar um duplo clique sobre o menu desejado para que ele vá para a linha dos selecionados. Lá, dê novamente um duplo clique sobre sua miniatura para que seja aberta a tela de configuração. Nesta janela é possível selecionar uma nova imagem para substituir a atual, mudar cores e muito mais.
Terminada as configurações dos seus menus, é hora de escolher os botões. Serão através deles que você irá navegar em seu DVD para selecionar o que assistir e tudo mais. Na terceira guia do programa você encontrará diversas opções de botões. Apesar da diversidade, você não poderá inserir botões criados por você. De qualquer maneira, é possível editar a parte escrita dos botões, selecionar a cor e o modelo da fonte, cor da sombra e outras opções.
Gravação
O DVDStyler não somente é responsável pelo retoques visuais de seus menus. Ele também é um software para a gravação de DVDs! Finalizadas todas as suas escolhas e definições, está na hora de gravar tudo em uma mídia. Utilize o botão cujo ícone é um CD/DVD em chamas, presente na barra de ferramentas, para dar início a este processo. É possível também gerar uma imagem ISO com o conteúdo e também formatar um DVD-RW antes de começar a gravação.
Sistema: Windows XP/Vista/7/2000/2003
Empresa: Alex Thuering
Chegou um conversor gratuito, bonito e capaz de transformar vídeos, áudio, DVDs e fotos em vários formatos diferentes. É o Freemake Video Converter, ideal para quem busca beleza, eficiência e simplicidade em um único programa.
O Freemake Video Converter converte seus vídeos para diferentes necessidades: AVI, MP4 e WMV (três formatos compatíveis com qualquer tocador), 3GP para dispositivos móveis, DVD para criação de discos para execução em reprodutores convencionais e MP3 para extrair apenas o áudio.
De quebra, este aplicativo ainda converte vídeos para o YouTube e faz o uploads para a sua conta diretamente, sem precisar acessar o site. Ele também extrai o conteúdo de DVDs (procedimento conhecido popularmente como "ripar"), cria apresentações em slide e visualizações gráficas, além de editar vídeos.
Compatibilidade enorme
Freemake Video Converter é compatível praticamente com qualquer formato de entrada. São mais de 100 extensões suportadas entre vídeo, áudio e fotos. Confira a lista completa clicando aqui.
Converta o que quiser em poucos cliques
O design deste conversor foi pensado para você conseguir fazer o que precisa sem acessar vários menus e abrir uma sequência de janelas. Tudo começa com os quatro botões na parte de cima da tela para adicionar a mídia original:
Áudio
Com esta ferramenta, você transforma um arquivo de áudio em trilha para um vídeo que pode ter visualização de efeito, como no Windows Media Player, ou uma imagem de sua escolha. São dezenas de visualizações diferentes à sua escolha.
Vídeo
Arquivos de vídeo são listado com dados sobre duração, resolução e qualidade de áudio. Clique no botão “Edit” para remover o áudio, cortar partes indesejadas, rotacionar e girar as imagens.
DVD
É aqui que você ripa o conteúdo de um DVD para um formato mais cômodo.
Photo
Adicione quantas imagens quiser, coloque uma música ao fundo e tenha uma apresentação em slides prontinha em pouquíssimos segundos!
Escolha o formato
Depois que você selecionou tudo o que deseja converter, basta escolher o formato desejado na parte de baixo da tela: AVI, MP4, WMV, 3GP, DVD, MP3 ou YouTube. Cada um tem configurações próprias de qualidade e resolução.
Os formatos AVI e WMV variam de qualidade mais baixa para dispositivos móveis até HD de 1080p de resolução. MP4, por sua vez, oferece qualidades específicas para diferentes aparelhos. Já o formato 3GP oferece duas resoluções diferentes.
Para criação de DVDs, o Freemake Video Converter tem três opções de menu: animado, com miniaturas ou somente texto, além da opção de não criar nenhum menu caso você assim prefira.
Se você deseja converter para MP3, a qualidade varia de 96 até 256 kbps.
Do conversor para o YouTube
Para enviar um vídeo convertido direto para o YouTube, você só precisa informar login e senha. Se quiser, marque a opção “Remember password” para não precisar digitar a senha toda vez.
Atenção: instale o .NET Framework 4
Para usar o Freemake Video Converter, você precisa ter o .NET Framework 4 instalado. Clique aqui, saiba mais e faça o download do pacote de instalação. Sistema: Windows XP/Vista/7
Encontrar uma ferramenta completa para editar e converter vídeos nem sempre é uma tarefa simples. Você sempre acaba por precisar de mais de um programa para fazer tudo aquilo que precisa, o que ocupa espaço do computador e seu tempo precioso.
O Augart Video Converter é um programa que vai mudar seus conceitos, pois traz várias ferramentas em um só lugar. Com ele, você não apenas converte os vídeos para inúmeros formatos, como também os edita, recortando e colando as informações como bem entender.
É possível também ripar seus DVDs, combinando as informações ali presentes em mais de uma mídia ou salvando uma cópia de backup no computador. Como se não bastasse, o Augart Video Converter traz ainda a opção de baixar vídeos de mais de 850 sites diferentes, além de possuir um gravador de DVDs, CDs e Blu-rays.
Conversões mil
O grande chamativo do Augart Video Converter é a conversão de vídeos. Você pode não apenas transformar arquivos que já estão armazenados em seu computador, mas também ripar DVDs para transformá-los nas mais diversas extensões.O programa suporta arquivos em AVI, MPG (MPEG-1/2/4), MOV, WMV, MKV, RM (RMVB), DivX, XviD (H. 263, H.264/AVC, TS, AVCHD, MKV), SWF e FLV para arquivos do PC; as opções DVD, VCD, AVI e MPG para as mídias inseridas no sistema; e, para o iPod, o M4V.
Além do iPod, iPad, iPhone (3GS)e Apple TV, você ainda pode escolher outros dispositivos que requerem transformação de vídeos para rodar. Selecione “device” e converta os vídeos para MP4 e MP3, PSP, PlayStation, Xbox, Blackberry, Zune, Archos, iRiver, Creative, PPC e PMP. Isso quer dizer que o Augart Video já está projetado para atender as necessidades de tablets e outros portáteis do gênero.
Isso faz com que o programa englobe uma infinidade de formatos, sempre se adaptando à sua necessidade. Além disso, ele permite que você visualize todos os parâmetros de codificação do arquivo como codecs de áudio e vídeo, bitrate, fps, frequência de modulação e outros.
Para iniciar a conversão, basta arrastar o vídeo para o programa e escolher o formato e dispositivo desejado. Clique em “Convert Files” para que ele possa iniciar o processo em toda a sua lista, caso você precise transformar mais de um arquivo de uma só vez.
Edite, misture e crie
Outra função que já vem no programa é a edição de vídeos. Ali você pode recortar partes selecionadas, mixar dois ou mais arquivos, dividir em partes (quando pretende colocar Blu-rays em vários DVDs, por exemplo) e ajustar tamanho do vídeo.
É no editor que você também pode exportar apenas as imagens do vídeo para um arquivo separado. Além disso, você também pode separar o áudio disponível em vídeos que possui no computador, deixando-o já preparado para tocar em seu player de MP3, WAV, M4A, AAC, OGG e AMR.
Baixe vídeos de 850 sites diferentes
Como se todas essas opções não fossem suficientes, o Augart Video Converter conta com a opção de baixar vídeos de mais de 850 sites diferentes em poucos minutos, fornecendo também as informações importantes sobre cada arquivo.Dessa forma, você não precisa procurar por outros programas para transformar seus vídeos em FLV baixados diretamente do YouTube. Basta baixar e clicar no botão “information”, decorado por duas flechas na lateral direita da tela para que ele seja enviado diretamente para a lista de conversões e possa ser editado sem maiores problemas.
Para o site YouTube especificamente, o programa conta com a opção “Download video in high quality” (baixar o vídeo em alta qualidade) para aqueles que já estão em formato HD. Com isso, eles contam com as mesmas características também depois de passados para o seu computador.
Queime baby, queime!
Completando o pacotão de funcionalidades do Augart Video Converter, depois de todas as conversões, ripagens e downloads, você pode também gravar os vídeos em CD, DVD ou mesmo em Blu-ray. Não interessa qual o formato escolhido do vídeo ou áudio que você possui no computador, o programa vai dar conta de passar o conteúdo com a mesma facilidade.Para as mídias regraváveis, ele também faz toda a limpeza, deletando os arquivos anteriores e preparando o “território” para aqueles convertidos pelo programa. Caso você tenha um aparelho de Blu-ray, o programa é uma ótima pedida, pois também dá conta do formato deste tipo de mídia mais atual.
Instalação
A instalação do August Video Converter é simples, entretanto ele automaticamente insere uma Barra de ferramentas no navagador Internet Explorer. Além disso, ele pergunta se você gostaria de alterar seu provedor de pesquisas para um novo sugerido pelo programa.
Para resolver o problema, selecione apenas que você quer continuar com seu provedor atual e, ainda, clique na caixa para impedir outras alterações. Você também deve desinstalar a “Augart Media Toolbar”no Painel de controle, sem que isso prejudique o funcionamento do programa.
Sistema: Windows XP/Vista/7/2003
SUPER 2011 é a nova versão do conversor de vídeo mais completo do mercado. Seu nome é um acrônimo para “Simplified Universal Player Encoder and Renderizer”, traduzindo, reprodutor, conversor e renderizador universal simplificado. Apesar de parecer estranho, o programa é sim tudo isso que diz ser em seu nome. Ele é um dos conversores mais populares da internet justamente por possuir uma série de recursos e permitir a configuração completa de um arquivo de áudio ou vídeo convertido.
Configuração de áudio e vídeo
Ao abrir o SUPER pela primeira vez você leva um susto. Isso porque o aplicativo é repleto de recursos e quase todos estão agrupados em sua janela principal. É por ali que você realiza as configurações básicas para converter um áudio ou um vídeo de um formato para qualquer outro.
É isso mesmo. O SUPER permite aos seus usuários converter áudio e vídeo livremente, acabando de uma vez por todas com qualquer problema de compatibilidade entre arquivos e programas ou dispositivos de reprodução multimídia. Não bastasse isso, por meio do SUPER é possível definir o tipo de conversor e também qual codec de áudio ou vídeo você deseja utilizar.
Definições de vídeo
Na janela principal existe uma seção exclusiva para definir algumas opções em relação ao vídeo convertido. Você pode definir escala (“Video Scale Size”) e proporção (“Aspect”) do vídeo, selecionando um valor pré-definido, a quantidade de quadros por segundo (“Frame/Sec”), a taxa de bits (“Bitrate Kbps”) e outras opções.
Definições de áudio
Quanto ao áudio, você também pode modificar e deixar tudo ao seu modo. Selecione a frequência (“Sampling Freq”), a quantidade de canais de áudio (“Channels”), a taxa de bits (“Bitrate kbps”) e o idioma do DVD (“DVD Language Select”) caso seja necessário. Vale a pena destacar que o programa suporta apenas um ou dois canais de áudio.
Codecs
Como dito anteriormente, no SUPER é possível selecionar não somente o formato, mas também os codecs dos vídeos e áudios convertidos. É importante ressaltar que mesmo quando você converte um arquivo de vídeo com áudio, é possível selecionar o codec de áudio nele utilizado e diferentes formatos de vídeo podem ser compatíveis com diferentes codecs de áudio.
Outras opções
Antes de dar início à conversão de seus vídeos, é possível realizar algumas configurações. Por meio dos vários menus presentes no aplicativo (muitos deles acessados por meio do botão direito do mouse), você pode recortar faixas das bordas do vídeo, definir opções de qualidade da imagem (dependendo do formato ou do codec utilizado), inserir marca-d’água e até mesmo inserir alguns efeitos.
O que tem de novo
Segundo o site dos desenvolvedores, o SUPER ganhou suporte a novos formatos, além de algumas ferramentas extras. A primeira novidade foi a adição de uma funcionalidade que permite dividir um arquivo de vídeo em diversas partes menores. Além disso, agora o aplicativo suporta a codificação, renderização e reprodução de vídeos MP.MAN, WEBM e MKV. Codecs como VP61(para FLV), huffYUV (para arquivos MOV), VP40, VP60, VP61, VP70, VP8, JPEG2000, Lagarith (lossless) e Cinepak (para arquivos ASF e WMV) também fazem parte do pacote de novidades do SUPER. Foram feitas ainda adição dos formatos de áudio suportados. Também fazem parte da lista agora as extensões M4A, AC3 e ALAC (iPad,iPod, e iPhone). Alguns problemas que os usuários estavam enfrentando com os arquivos de saída 3GP, 3G2, M4V, MOV e MP4 foram arrumados.
Formatos suportados
Os formatos de saída de vídeo suportados pelo SUPER são: 3GP (telefone celular) , 3G2 (telefone celular), ASF, AVI, DV, FLV, SWF, MKV, MOV, MP4, MPG, OGG Multimedia Format, TS, M2TS (Blu-ray), WMV, VOB (DVD), MP4 (iPod/iPhone, PSP, PS3), DPG (Nintendo DS), AMV, SMV e GIF (imagem para avatares). Os formatos de áudio também não são poucos: AAC, AC3, AMR, APE, FLAC, MMF, MP3, MP3, MPC, OGG, TTA, WV, WAV e WMA.
download
Configuração de áudio e vídeo
Ao abrir o SUPER pela primeira vez você leva um susto. Isso porque o aplicativo é repleto de recursos e quase todos estão agrupados em sua janela principal. É por ali que você realiza as configurações básicas para converter um áudio ou um vídeo de um formato para qualquer outro.
É isso mesmo. O SUPER permite aos seus usuários converter áudio e vídeo livremente, acabando de uma vez por todas com qualquer problema de compatibilidade entre arquivos e programas ou dispositivos de reprodução multimídia. Não bastasse isso, por meio do SUPER é possível definir o tipo de conversor e também qual codec de áudio ou vídeo você deseja utilizar.
Definições de vídeo
Na janela principal existe uma seção exclusiva para definir algumas opções em relação ao vídeo convertido. Você pode definir escala (“Video Scale Size”) e proporção (“Aspect”) do vídeo, selecionando um valor pré-definido, a quantidade de quadros por segundo (“Frame/Sec”), a taxa de bits (“Bitrate Kbps”) e outras opções.
Definições de áudio
Quanto ao áudio, você também pode modificar e deixar tudo ao seu modo. Selecione a frequência (“Sampling Freq”), a quantidade de canais de áudio (“Channels”), a taxa de bits (“Bitrate kbps”) e o idioma do DVD (“DVD Language Select”) caso seja necessário. Vale a pena destacar que o programa suporta apenas um ou dois canais de áudio.
Codecs
Como dito anteriormente, no SUPER é possível selecionar não somente o formato, mas também os codecs dos vídeos e áudios convertidos. É importante ressaltar que mesmo quando você converte um arquivo de vídeo com áudio, é possível selecionar o codec de áudio nele utilizado e diferentes formatos de vídeo podem ser compatíveis com diferentes codecs de áudio.
Outras opções
Antes de dar início à conversão de seus vídeos, é possível realizar algumas configurações. Por meio dos vários menus presentes no aplicativo (muitos deles acessados por meio do botão direito do mouse), você pode recortar faixas das bordas do vídeo, definir opções de qualidade da imagem (dependendo do formato ou do codec utilizado), inserir marca-d’água e até mesmo inserir alguns efeitos.
O que tem de novo
Segundo o site dos desenvolvedores, o SUPER ganhou suporte a novos formatos, além de algumas ferramentas extras. A primeira novidade foi a adição de uma funcionalidade que permite dividir um arquivo de vídeo em diversas partes menores. Além disso, agora o aplicativo suporta a codificação, renderização e reprodução de vídeos MP.MAN, WEBM e MKV. Codecs como VP61(para FLV), huffYUV (para arquivos MOV), VP40, VP60, VP61, VP70, VP8, JPEG2000, Lagarith (lossless) e Cinepak (para arquivos ASF e WMV) também fazem parte do pacote de novidades do SUPER. Foram feitas ainda adição dos formatos de áudio suportados. Também fazem parte da lista agora as extensões M4A, AC3 e ALAC (iPad,iPod, e iPhone). Alguns problemas que os usuários estavam enfrentando com os arquivos de saída 3GP, 3G2, M4V, MOV e MP4 foram arrumados.
Formatos suportados
Os formatos de saída de vídeo suportados pelo SUPER são: 3GP (telefone celular) , 3G2 (telefone celular), ASF, AVI, DV, FLV, SWF, MKV, MOV, MP4, MPG, OGG Multimedia Format, TS, M2TS (Blu-ray), WMV, VOB (DVD), MP4 (iPod/iPhone, PSP, PS3), DPG (Nintendo DS), AMV, SMV e GIF (imagem para avatares). Os formatos de áudio também não são poucos: AAC, AC3, AMR, APE, FLAC, MMF, MP3, MP3, MPC, OGG, TTA, WV, WAV e WMA.
O Format Factory é um dos programas mais intuitivos para realizar a conversão de vídeos, músicas e imagens no computador. Sua melhor característica é a facilidade em usá-lo, até mesmo para quem nunca lidou com aplicativos do gênero.
A interface do programa é simples e bonita, com suas funções de conversão distribuídas nas categorias principais. Dentro de cada uma delas basta escolher o formato do arquivo final desejado, entre dezenas de opções disponíveis. Para facilitar ainda mais, o programa é em português, ponto positivo para quem não domina outros idiomas e quer um bom conversor de arquivos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Vídeo
O primeiro grupo de conversão do aplicativo é destinado à conversão de vídeos, contando com suporte para diversos formatos muito utilizados pelos usuários. O mais interessante do Format Factory é que você não precisa se preocupar com o tipo arquivo de entrada, já que ele converte praticamente todos os formatos para o que você desejar.
Dessa forma, basta escolher o modelo do arquivo de saída, como WMV ou AVI, por exemplo, clicando na função destinada a cada um deles. Na próxima janela, insira os vídeos de sua preferência e selecione a qualidade desejada, como exemplificado na imagem abaixo:
Na parte de baixo da janela, você estipula uma pasta de sua preferência para os arquivos gerados – ao clicar no botão “Adicionar Pasta”–, ou ainda pode mantê-los nas pastas de origens dos vídeos, marcando a função corretamente na parte inferior esquerda da tela.
Ao selecionar um dos arquivos listados para a conversão, é possível acessar o botão “Opções”, que leva a uma janela de edição do arquivo. Ela permite inclusive que você recorte alguns trechos específicos, caso haja necessidade de retirar alguma introdução ou letreiros finais, por exemplo.
Finalmente, clique em OK para voltar à tela inicial do aplicativo. Repare que agora seu vídeo está listado na janela inicial do programa. Assim você estipula as conversões que gostaria de fazer antes de começar a tarefa, através do botão “Iniciar”.
Áudio
Todas as características descritas no tópico anterior se aplicam igualmente às funções de conversão de áudio do Format Factory. Você pode converter suas músicas e trilhas para os formatos MP3, WMA, AAC, OGG, WAV e diversos outros tipos muito conhecidos na internet.
Novamente, tudo o que se tem que fazer é escolher seus arquivos de áudio livremente, editar as faixas que achar necessário e estipular a qualidade da conversão. Nesse caso é preferível manter “Qualidade Alta”, que faz com que o arquivo original não perca suas características.
Imagem
Também em um sistema muito semelhante aos outros tipos de arquivo, é possível, em poucos minutos, converter suas imagens para os formatos mais conhecidos, como JPG, BMP e PNG.
A grande diferença na personalização dos arquivos de imagem é a possibilidade de estipular manualmente novos valores de tamanho e outros dados para o arquivo de saída. Para isso, clique em “Configurações de saída”, definindo novos valores para a figura e até mesmo girando sua estrutura.
Termine o processo
Depois que todas as suas conversões estiverem personalizadas e prontas para começar, volte à tela inicial do Format Factory, clicando em “Iniciar”. Em instantes, uma barra de progresso aparece no primeiro arquivo da lista, realizando as tarefas.
O mais interessante de tudo é que você pode deixar filmes inteiros convertendo e até ir dormir, sem problemas. É possível estipular o desligamento automático do computador após o término das conversões, clicando em “Após Conversão: Desligar computador”, opção localizada na parte inferior da janela principal do Format Factory.
Tamanho: 38,10 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/2003
Empresa: Formatoz
download
Se o usuário baixa um vídeo da internet e não consegue executá-lo em seu computador baixar um pacote de codecs pode ser necessário para resolver seu problema. No entanto, cada programa, aparelho celular e video game possui um formato original para a reprodução de filmes e, neste caso, a única solução é convertê-los.
RMVB Converter é um programa incrivelmente fácil para a conversão de arquivos de vídeo para os principais formatos multimídia, inclusive MP3. Agora você só vai ficar sem assistir se não baixar o RMVB Converter.
RMVB?
Não se engane, embora a sigla RMVB designe uma extensão específica de arquivos utilizada pelo Real Player, o RMVB Converter trabalha com vídeos de diversos formatos. Confira alista de formatos aceitos pelo programa: MP4 (MPEG4), DivX, AVI (MPEG2), Xvid, WMV (Windows Media Video), H.264/AVC, FLV (Flash Video), MOV (QuickTime), 3GP (Telefones Móveis), MP3 (Áudio).
Qual formato utilizar?
Com este programa, o usuário jamais vai ficar em dúvida quanto ao formato a ser utilizado para a conversão de seus vídeos. Ao lado das extensões existe uma observação com a aplicação de cada formato, ou seja, onde ele roda.
Converta filmes para PSP, Xbox 360, telefones celulares e formatos de áudio sem ter que reler todo o manual de instruções do seu aparelho.
Convertendo...
Dizer que o programa é fácil de ser utilizado é pouco, na verdade ele é incrivelmente simples. Na primeira parte do programa, clique em "Open" para abrir o vídeo que deseja converter.
Dica: mude a extensão do arquivo para "All Files" para converter arquivos de qualquer extensão. Por definição o programa encontra apenas arquivos no formato RMVB.
Em seguida, o usuário escolhe um diretório para onde o novo arquivo será movido. Escolha qualquer local do seu disco.
Agora, você escolhe o formato de conversão utilizado em seu vídeo. Contando com as dicas do programa, esta parte não deve gerar dúvidas.
Finalmente você clica em "Convert" e aguarda até que a barra de progresso alcance o finalpara que seu vídeo esteja pronto. Prepare a pipoca e recline o sofá, pois o filme está prestes a começar.
Tamanho: 6,48 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: RMVB Converter
download
O desenvolvedor deste programa resolveu liberá-lo com todas as funcionalidades para teste e avaliação dos usuários e ele está disponível gratuitamente até o dia 4 de novembro (amanhã). Passado esse tempo, o aplicativo volta a ser gratuito para testes e sua versão completa pode ser adquirida no website do desenvolvedor. Após a instalação, utilize esta chave para registrar sua licença para teste: AF-TQTGYQYW-JXPQKM.
O que você faz quando baixa um vídeo e o seu player não consegue rodá-lo mesmo com todos os codecs instalados? Você pode baixar outro programa para conseguir assistir ao arquivo, mas se você for fazer isso para cada incompatibilidade, o seu computador logo ficará repleto de programas com a mesma função, mas para extensões diferentes.
E se, ao invés de ir atrás de um software para fazer com que o vídeo funcione, você pudesse alterar o formato do arquivo para algum que o seu player consiga reconhecer – e o melhor, em alta definição? Conheça então o WinX HD Video Converter, um conversor de vídeo especializado em documentos HD (sigla em inglês para High Definition).
Uma questão de qualidade
As possibilidade de conversão do WinX HD Video Converter Deluxe são bastante diversificadas. Além da função básica de modificar a extensão de um arquivo, ele possui suporte para vídeos em alta definição. O que isso significa? Significa que, mesmo que você faça sucessivas conversões, o seu arquivo vai manter a qualidade original e sem ter de sofrer com longos tempos de conversão, já que tudo é muito rápido.
E para tornar tudo ainda mais prático, o programa oferece uma grande variedade de extensões, o que dá maior liberdade ao usuário para escolher qual o melhor formato a ser utilizado em determinado player. Se preferir, por exemplo, transformar um video Matroska (MKV) em um HD MOV, específico para o QuickTime, pode fazer a mudança sem problemas. E a recíproca também é verdadeira.
Além disso, caso queira convertê-lo em um documento comum (os chamados SD, sigla em inglês para Standard Definition, ou Definição Padrão) e economizar espaço, o WinX HD Video Converter também faz essa “queda” de qualidade. É possível também fazer o caminho inverso, ou seja, transformar um arquivo SD em HD, mas a resolução da imagem fica muito ruim.
Configurações pessoais
Uma das grandes vantagens do WinX HD Video Converter Deluxe é a possibilidade de personalizar a conversão de acordo com a vontade do usuário. Ao selecionar o formato a ser criado, o sugere configurações como tamanho de tela e taxa de áudio, que podem ser alteradas para deixar o vídeo do jeito que você quer.
Um exemplo bastante prático é a compensação de volume. Caso o áudio do arquivo original seja muito baixo, você pode adicionar pontos de decibéis (dB) e corrigir isso na nova versão. Além disso, também é possível definir a resolução da imagem e fazê-la caber perfeitamente na tela do seu computador ou da televisão.
Como converter vídeos
O processo de conversão não tem segredo: comece adicionando o arquivo por meio do botão “Add file”. Então, escolha o formato de saída para o vídeo e clique na aba correspondente (DVD, HD, Apple, Sony, AVI, Microsoft, MP4, MPEG, etc.). Há inclusive a possibilidade de conversão para efetuar upload no YouTube.
Então, uma nova janela é aberta mostrando os detalhes do vídeo e nela você pode configurar a pasta de saída para o armazenamento, resolução, propriedades de imagem e áudio, etc.. Quando tudo estiver de acordo com suas preferências, basta clicar em “Start” para que o processo de conversão seja inicializado.
O progresso da conversão pode ser acompanhado em tempo real na interface do programa, com a velocidade, tempo restante e andamento (em porcentagem). Ao final, uma mensagem confirma o sucesso da operação e o novo arquivo está disponível na pasta selecionada para o armazenamento.
Download do YouTube
Para aumentar ainda mais a flexibilidade do programa, ele ainda permite que você faça download de vídeos do YouTube. O processo é bem simples: primeiro, clique na aba YouTube. Observe que ao fazê-lo, o aplicativo solicita que você insira o endereço no qual a fonte se encontra. Para essa etapa, basta copiar e colar a URL como aparece no YouTube.
Em seguida, uma nova tela é aberta na qual o WinX HD Video Converter Deluxe confere o estado do vídeo e do link fornecido. Logo abaixo, na mesma janela, você pode configurar a pasta de saída para o armazenamento, resolução, propriedades de imagem e áudio, além do formato do vídeo (caso deseje convertê-lo).
Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Start” para que seu download seja iniciado. O andamento do processo pode ser acompanhado em tempo real na interface do programa, com a velocidade, tempo restante e progresso em porcentagem. Ao final, uma mensagem confirma o sucesso da operação e o arquivo está disponível na pasta selecionada para o armazenamento.
Pequenos pedaços
Imagine aquela gravação do aniversário do seu filho que durou horas e você quer converter somente o momento dos presentes em um DVD. O que você faria? Gravaria o filme inteiro ou desistiria?
Com o WinX HD Video Converter Deluxe você pode selecionar pequenos trechos do vídeo para converter. Na interface do programa, logo abaixo da imagem do arquivo existe uma pequena barra que serve para delimitar as parte a serem transformadas. Então, no exemplo do aniversário, bastaria escolher o início e o término das cenas para que o programa criasse um documento novo.
Além disso, caso queira salvar apenas uma imagem – os chamados frames, ou quadros – do vídeo você pode fazer de maneira simples e rápida. Basta clicar sobre o botão com uma máquina fotográfica, localizada ao lado da barra de seleção de trechos. Então é só escolher onde salvar e pronto.
Tamanho: 7,30 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000/2003
Empresa: Digiarty Software
download
ClipGrab é um gerenciador de downloads capaz de baixar e converter vídeos de diferentes sites, como o Youtube. Seu sistema permite capturar links de vídeos streaming no formato FLV e transformá-los em formatos mais populares.
O programa é capaz de identificar e baixar os vídeos de diferentes sites de streaming: YouTube, Clipfish, Collegehumor, Dailymotion, MyVideo, MySpass, Sevenload, Tudou e Vimeo. Isso possibilita mais variedade de conteúdo multimídia para o usuário.
Para baixar um vídeo, o usuário só precisa copiar o link de um dos sites suportados pelo programa. Assim, basta clicar na mensagem que aparecer na área de notificação do Windows para enviar o link para o programa. Em seguida, escolha o formato e a qualidade do vídeo.
ClipGrab é capaz de converter para os formatos MPEG4 (vídeo), WMV (vídeo), OGG Theora (vídeo), MP3 (áudio) e OGG Vorbis (áudio). Ao terminar o download do vídeo, o programa faz a conversão automaticamente.
Tamanho: 8,03 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: ClipGrab
download
O Format Factory é um dos programas mais intuitivos para realizar a conversão de vídeos, músicas e imagens no computador. Sua melhor característica é a facilidade em usá-lo, até mesmo para quem nunca lidou com aplicativos do gênero.
A interface do programa é simples e bonita, com suas funções de conversão distribuídas nas categorias principais. Dentro de cada uma delas basta escolher o formato do arquivo final desejado, entre dezenas de opções disponíveis. Para facilitar ainda mais, o programa é em português, ponto positivo para quem não domina outros idiomas e quer um bom conversor de arquivos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Vídeo
O primeiro grupo de conversão do aplicativo é destinado à conversão de vídeos, contando com suporte para diversos formatos muito utilizados pelos usuários. O mais interessante do Format Factory é que você não precisa se preocupar com o tipo arquivo de entrada, já que ele converte praticamente todos os formatos para o que você desejar.
Dessa forma, basta escolher o modelo do arquivo de saída, como WMV ou AVI, por exemplo, clicando na função destinada a cada um deles. Na próxima janela, insira os vídeos de sua preferência e selecione a qualidade desejada, como exemplificado na imagem abaixo:
Na parte de baixo da janela, você estipula uma pasta de sua preferência para os arquivos gerados - ao clicar no botão “Adicionar Pasta”-, ou ainda pode mantê-los nas pastas de origens dos vídeos, marcando a função corretamente na parte inferior esquerda da tela.
Ao selecionar um dos arquivos listados para a conversão, é possível acessar o botão “Opções”, que leva a uma janela de edição do arquivo. Ela permite inclusive que você recorte alguns trechos específicos, caso haja necessidade de retirar alguma introdução ou letreiros finais, por exemplo.
Finalmente, clique em OK para voltar à tela inicial do aplicativo. Repare que agora seu vídeo está listado na janela inicial do programa. Assim você estipula as conversões que gostaria de fazer antes de começar a tarefa, através do botão “Iniciar”.
Áudio
Todas as características descritas no tópico anterior se aplicam igualmente às funções de conversão de áudio do Format Factory. Você pode converter suas músicas e trilhas para os formatos MP3, WMA, AAC, OGG, WAV e diversos outros tipos muito conhecidos na internet.
Novamente, tudo o que se tem que fazer é escolher seus arquivos de áudio livremente, editar as faixas que achar necessário e estipular a qualidade da conversão. Nesse caso é preferível manter “Qualidade Alta”, que faz com que o arquivo original não perca suas características.
Imagem
Também em um sistema muito semelhante aos outros tipos de arquivo, é possível, em poucos minutos, converter suas imagens para os formatos mais conhecidos, como JPG, BMP e PNG.
A grande diferença na personalização dos arquivos de imagem é a possibilidade de estipular manualmente novos valores de tamanho e outros dados para o arquivo de saída. Para isso, clique em “Configurações de saída”, definindo novos valores para a figura e até mesmo girando sua estrutura.
Termine o processo
Depois que todas as suas conversões estiverem personalizadas e prontas para começar, volte à tela inicial do Format Factory, clicando em “Iniciar”. Em instantes, uma barra de progresso aparece no primeiro arquivo da lista, realizando as tarefas.
O mais interessante de tudo é que você pode deixar filmes inteiros convertendo e até ir dormir, sem problemas. É possível estipular o desligamento automático do computador após o término das conversões, clicando em “Após Conversão: Desligar computador”, opção localizada na parte inferior da janela principal do Format Factory.
Tamanho: 38,70 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/2003
Empresa: Formatoz
downloads
Sem
No YouTube você encontra de tudo, inclusive vídeos em sequência, os quais normalmente precisa assistir um de cada vez diretamente no navegador. Entretanto, muitas vezes esses vídeos são retirados do site, seja pelo próprio usuário ou devido a qualquer problema relacionado à sua exibição.
O Free TouTube to DVD Converter facilita sua vida na hora de criar backups dos vídeos do YouTube. Com ele você cria DVDs com os vídeos favoritos, transformando-o em um programa completo para assistir no conforto de sua casa, através do aparelho de DVD.
Com isso, mesmo que os vídeos saiam do ar, você terá sempre aquela seleção de músicas legais, consegue assistir as piadas mais divertidas e assim por diante. Bastam poucos cliques para que o programa crie os arquivos em um só lugar por você.
Outra opção interessante do Free YouTube to DVD Converter é a possibilidade de inserir arquivos de uma lista diretamente no programa. Com isso você não precisa "caçar" vídeos em sequência, como em um documentário para inseri-los individualmente no programa.
Converta e assista
Para usar o Free YouTube to DVD Converter, basta baixar o programa e instalá-lo em seu computador. Entretanto, durante a instalação não se esqueça de desmarcar as opções para que o programa não instale barras de ferramentas em seu navegador ou modifique sua página inicial.
Uma vez instalado, apenas copie e cole os endereços dos vídeos do YouTube que quiser no lugar marcado e clique em “Criar DVD”. O programa vai baixar todos os vídeos selecionados e criar o DVD para que você assista no seu computador.
Você pode escolher entre definições de formato de alta qualidade tanto em NTSC quanto em PAL em MPEG-2. Escolha aquela que mais se adapta ao seu uso e grave. Porém lembre-se que quanto melhor a qualidade mais tempo o programa vai demorar na hora de criar seu DVD.
Para modificar algumas características do programa, como salvar os arquivos temporários ou configurar servidor Proxy, basta clicar em “Opções” e fazer as mudanças necessárias.
Tamanho: 18,18 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: DVDVideosoft.com
downloads